Mais de 120 governantes municipais foram reconhecidos pela Fundação Abrinq, na última edição do prêmio Prefeito Amigo da Criança, do qual a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é parceira institucional. A lista, divulgada nessa quarta-feira, 1º, apresenta aqueles que cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação, no que diz respeito a políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes.
“É o reconhecimento a uma gestão que vem trabalhando de uma maneira muito firme pra fazer de Caruaru uma cidade melhor para as nossas crianças, na saúde, na assistência e, sobretudo, na educação”, comemorou a prefeita Raquel Lyra, que integrou a diretoria da FNP.
O prefeito de Lins/SP, Edgar Souza, vice-presidente de Diversidade da FNP, chamou a atenção para a seriedade da premiação, que audita e visita as cidades. Segundo ele, a Fundação “vai a fundo para conhecer aquilo que está sendo de fato premiado”.
Sobre Pelotas/RS, a prefeita Paula Mascarenhas, que também já fez parte da diretoria da FNP, comentou as ações do Pacto Pelotas pela Paz como fundamentais para esse reconhecimento. “Me emociona muito liderar projetos que incentivam as crianças e permitem que elas possam ter um futuro melhor, que possam ser adultos mais felizes”, disse.
Prefeito Amigo da Criança
De acordo com a Fundação Abrinq, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. “Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos”. Até o momento, ao longo das 6 edições, 10.080 prefeitos participaram do programa.