PROJETOS E PARCERIAS
Para conectar cidades e contribuir com o desenvolvimento sustentável local, a FNP trabalha em parceria com instituições, entidades e organizações nacionais e internacionais. A união de esforços e o trabalho em conjunto buscam benefícios importantes para os municípios e seus cidadãos. Os projetos da FNP têm prestação de contas aprovada por auditoria externa.
UNIÃO EUROPEIA
A parceria com a União Europeia iniciou em 2009, quando foi assinado o projeto de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Desde então, outros oito projetos foram executados. Atualmente estão em vigor duas iniciativas financiadas pela União Europeia:
• Fortalecimento da Rede Estratégia ODS - Desde novembro de 2018, FNP está executando, em parceria com a Fundação Abrinq, projeto que visa efetivar a implantação dos ODS nas cidades. A meta inicial prevê envolvimento de 30 municípios.
•Projeto AcessoCidades - Em parceria com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos/Espanha) e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI/Itália), a iniciativa liderada pela FNP tem o objetivo de qualificar políticas de mobilidade urbana no Brasil com vistas ao desenvolvimento sustentável e ao combate às desigualdades sociais, raciais e de gênero. Prazo de duração: entre 2021 e 2023.
WRI
Com o World Resource Institute Brasil (WRI), a parceria existe desde 2015.
• Programa Ruas Completas - Em vigência desde abril de 2017, tem o objetivo de disseminar o conceito de Ruas Completas em cidades acima de 250 mil habitantes. Ruas Completas são espaços urbanos projetados para garantir a segurança, conveniência e conforto de todas as pessoas que nelas circulam, independentemente do meio de transporte utilizado. Dez cidades integram diretamente o projeto e mais seis que fazem parte da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono.
• Cities4Forest - Cidades pelas Florestas - Desde novembro 2018 está em execução o projeto de formação de uma rede internacional de cidades comprometidas com o aprimoramento da proteção de florestas em três escalas: urbanas, próximas ou distantes das cidades. Nove municípios brasileiros participam da rede atualmente.
OUTRAS PARCERIAS
Além das cooperações financeiras, a FNP realiza projetos de cooperação técnica não onerosas, em que cada parceiro contribui com uma metodologia e/ou prática em favor das cidades. Nessa categoria, a FNP tem como parceiros o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Ezute e Instituto Arapyaú.