por Jonathan Moreno
O projeto Conexão Urbana participou da programação e curadoria do Seminário 25 anos do Estatuto da Cidade, realizado nos dias 18 e 19 de junho, na sede do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em Brasília/DF, em um painel dedicado à escala metropolitana e aos desafios da governança interfederativa. O evento foi promovido pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
A mesa temática "Escala Metropolitana", mediada pela FNP, debateu os desafios do Desenvolvimento Urbano Integrado (DUI), da cooperação entre diferentes níveis de governo e das barreiras para o desenvolvimento urbano sustentável em territórios desarticulados.
Realizado em parceria com o Sebrae Nacional, o projeto busca fortalecer a governança metropolitana por meio do planejamento integrado de políticas públicas e da cooperação federativa em 57 municípios das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Baixada Santista, Curitiba, Recife e Belo Horizonte.
Estão previstos diagnósticos territoriais, propostas de aperfeiçoamento regulatório, apoio à digitalização do licenciamento edilício e iniciativas para ampliar a eficiência da gestão urbana.
O projeto também apoia a aplicação da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no setor público e o desenvolvimento de estratégias de inclusão socioprodutiva, fortalecendo a gestão municipal e impulsionando o desenvolvimento sustentável nas metrópoles brasileiras.









