Imprimir esta página
25/06/26

Conexão Urbana encerra primeiro ciclo com 54 municípios e prepara nova rodada de oficinas

O projeto Conexão Urbana concluiu, em junho, seu primeiro ciclo de oficinas presenciais nas cinco regiões metropolitanas previstas: Recife/PE, Curitiba/PR, Baixada Santista/SP, Rio de Janeiro/RJ e Belo Horizonte/MG. Do total de 57 municípios contemplados, 54 participaram com prefeitas, prefeitos, secretários e técnicos — resultado que a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e o Sebrae avaliam como extremamente positivo para esta primeira etapa.

Lançado em dezembro de 2025, durante a Cúpula das Mercocidades, em Niterói (RJ), o Conexão Urbana é uma iniciativa da FNP em parceria com o Sebrae Nacional e os Sebraes estaduais. Alinhado a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto busca fortalecer a coordenação entre municípios e o planejamento integrado de políticas públicas nas grandes metrópoles brasileiras, organizando suas ações em três frentes: desburocratização da construção civil, inclusão socioprodutiva de populações vulneráveis e avanço da agenda climática.

Das metrópoles às periferias: um ciclo de debates e propostas

A primeira oficina foi em Recife/PE, onde representantes de secretarias de assistência social, urbanismo, planejamento e meio ambiente debateram a necessidade da inclusão socioprodutiva e os entraves da desarticulação federativa. O encontro reuniu nomes como Penélope Andrade, secretária de Assistência Social de Cabo de Santo Agostinho/PE, e o artista Leopoldo Nóbrega, criador do Galo da Madrugada, símbolo do carnaval local.

Em Curitiba/PR, a oficina integrou a programação da Smart City Expo 2026, o que ampliou sua visibilidade e trouxe para a mesa debates sobre adaptação climática e o caso de sucesso de Ponta Grossa/PR, cidade referência na integração entre as Salas do Empreendedor e os CRAS. "O ambiente de inovação da Smart City Expo gerou ideias com alto potencial de replicação em outras regiões metropolitanas", avaliou Helena Rego, (CARGO) do Sebrae Nacional.

Na Baixada Santista, as discussões foram além da gestão urbana e alcançaram o campo da ciência. O pesquisador da UNIFESP, Ronaldo Christofoletti provocou os participantes com uma questão direta: "Cidades do passado ou cidades do futuro: qual legado sua gestão vai deixar?". O encontro reuniu representantes do governo federal, estadual e municipal, da academia e da sociedade civil.

No Rio de Janeiro/RJ, o destaque foi o projeto "Um Rio de Oportunidades: Sonhar é para todo carioca!", da prefeitura carioca, vencedor do 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora 2024 na categoria Inclusão Socioprodutiva — apresentado pela secretária Mariana Xavier em uma oficina que reuniu representantes de Niterói/RJ, Petrópolis/RJ, São Gonçalo/RJ, Nova Iguaçu/RJ, Itaguaí/RJ e outros municípios da região metropolitana.

Em Belo Horizonte/MG, onde este primeiro ciclo se encerrou, a regularização fundiária como ferramenta de inclusão social foi o tema central. A especialista Ana Cristina de Souza Maia abordou os impactos sociais da irregularidade fundiária nos territórios periféricos. A prefeita de Divinópolis/MG, Janete Aparecida, premiada pelo Sebrae Prefeitura Empreendedora, compartilhou como o município simplificou processos administrativos. O segundo dia trouxe ainda cases de prefeituras finalistas do mesmo prêmio, incluindo o "Minas Moda Autoral", de Belo Horizonte, e o "Programa Emprego, Renda e Autonomia", de Lagoa Santa/MG.

O que vem a seguir

Para Rose Mendes, líder do Conexão Urbana pela FNP, o balanço é positivo: "saímos muito fortalecidos e contentes com o resultado dessa primeira etapa". Com as cinco regiões metropolitanas percorridas, o projeto entra agora na fase de sistematização das propostas levantadas em cada território, preparando uma segunda rodada de oficinas prevista para o segundo semestre — quando a expectativa é apresentar entregas mais concretas aos municípios, construídas a partir do que foi debatido com gestores e técnicos ao longo deste primeiro ciclo.

O Conexão Urbana — Gestão, Inclusão e Desenvolvimento que Transformam as Cidades é uma iniciativa da FNP e do Sebrae Nacional, em parceria com os Sebraes estaduais. A FNP e o Sebrae trabalham juntos desde 2009, e o Conexão Urbana representa o oitavo convênio firmado entre as duas instituições.

Última modificação em Quinta, 25 de Junho de 2026, 14:53